Netmenu Portal de Gastronomia

Cria o teu cartão de visita


Minho
De características fortemente rurais, mas com uma grande ligação ao mar e aos dois rios mais importantes: o Lima e o Minho, onde se encontram bons produtos regionais.

Trás-os-Montes
Dos sabores delicados do Douro até aos paladares mais fortes das terras do Barroso; no Alto Douro e todo o nordeste transmontano, há produtos que se impõem: o pão de centeio, as azeitonas, as alheiras de Miranda e de Bragança.

Douro Litoral
O Douro Litoral tem uma costa extensa, de águas frias, oferece peixe e marisco saborosos: camarão, percebas, navalheiras, sapateira, santola, lagosta e lavagante.

Beira Litoral
Duas regiões de uma grande importância gastronómica: a ria de Aveiro, com toda a sua variedade piscícola, e a Bairrada, não só uma das mais importantes regiões vinícolas demarcadas, como também a terra do leitão.

Beira Baixa
Com produtos gastronómicos de grande qualidade como os queijos: da Serra, de Alcains e de Castelo Branco, e a produção de fruta da Cova da Beira, de que se destacam as maçãs, as cerejas e as castanhas.

Beira Alta
Com o rio Douro a norte, o rio Mondego a sul, a serra do Caramulo a poente e a imponência da serra da Estrela a nascente, de características rurais, e onde a pastorícia tem ainda uma grande importância.

Estremadura
Com uma costa vasta, de mar frio e batido, abundam os mariscos e o peixe tradicionais, muito consumidos, onde a restauração soube desde muito cedo recuperar e manter muitos dos pratos tradicionais.

Ribatejo
Terra de lezírias e touros, muito ligada aos rios Tejo e Zêzere. Nas pequenas aldeias ribeirinhas a tradição gastronómica ainda é preservada, sendo muito utilizado o sável, a savelha e a fataça, nas suas épocas.

Alto Alentejo
Dos rios Tejo e Sado vêm também alguns petiscos para a mesa. Os temperos aromáticos e os produtos do monte estão por todo o lado na cozinha desta região.

Baixo Alentejo
Com as suas longas planícies de searas, algum regadio onde se produzem tomates e pimentos deliciosos, e uma das grandes produções de azeitonas do país.

Algarve
O mar é aqui omnipresente, mas o Algarve não é só mar, o interior algarvio, medianamente montanhoso, proporciona paisagens magníficas e uma gastronomia diferente, com carne de grande qualidade e legumes fartos

 

 

Palavra a Pesquisar

Que tipo de "workshops" acha mais apetecível?
Workshop de Vinhos Licorosos da Madeira
Workshop de Vinhos do Porto

Um trajecto fantástico no Douro...

Terra de Pescadores